Lula e STF se unem em defesa de Moraes e reação ao tarifaço

 
Veja no navegador canalmeio.com.br
1 de agosto de 2025
 

Prezadas leitoras, caros leitores —

A morte em 2009 do advogado russo Sergei Magnitsky nos porões do regime de Vladimir Putin deu início a uma campanha mundial que resultou, três anos depois, na criação da lei que leva seu nome, sancionada por Barack Obama. Concebida como um mecanismo internacional para isolar financeiramente ditadores, graves violadores dos direitos humanos e corruptos em larga escala, a Lei Magnitsky foi transformada na última quinta-feira em arma política por Donald Trump, que a usou contra o ministro do STF Alexandre de Moraes em retaliação pelo processo contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Na Edição de Sábado, para assinantes premium, Pedro Doria entrevista com exclusividade Bill Browder, o financista americano, amigo de Magnitsky, que concebeu a lei e liderou o movimento para criá-la. Ele explica como Trump deturpa a legislação ao aplicá-la a Moraes e analisa os perigos que esse precedente abre.

Mas não é só isso. Como 31 de julho foi o Dia do Orgasmo, Adriano Oliveira nos apresenta uma lista de filmes, séries e canções que celebram esse momento mágico, às vezes fugidio, da vida humana. E Guilherme Werneck conversa com a compositora baiana Jadsa para falar de seu novo disco, "Big Buraco", de sua relação com o teatro e da expansão da canção popular em projetos como o Taxidermia.

Assine o Meio Premium e tenha informação para além das manchetes.

Os editores.

Lula e STF se unem em defesa de Moraes e reação ao tarifaço

featured image

Foto: Sergio Lima/AFP

O dia seguinte à oficialização do tarifaço americano e às sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes foi de muita avaliação e definição de estratégias sobre como o Brasil vai agir a partir de agora. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tirou a quinta-feira para debater com seus ministros e com os integrantes do Supremo, ouvir conselhos, traçar planos e definir formas de ação conjunta. O primeiro encontro foi com o núcleo duro do governo. Lula recebeu no Planalto os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Rui Costa (Casa Civil) e o secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira. Alckmin não esteve presente por ter ido a São Paulo participar do programa Mais Você, da Rede Globo. Lula decidiu que só vai anunciar as medidas econômicas na semana que vem. À noite, o presidente ofereceu um jantar aos ministros do STF para discutir quais estratégias serão adotadas na defesa do ministro Alexandre de Moraes, sancionado pela Lei Magnitsky. (Estadão)

Lula já decidiu que fará, mais uma vez, um pronunciamento à nação por meio de cadeia de rádio e TV. O presidente quer se dirigir ao país para defender o ministro Alexandre de Moraes e ressaltar a importância de lutar pela soberania nacional. O presidente ainda não decidiu se a mensagem irá ao ar nesta sexta-feira ou no domingo. (Metrópoles)

O Brasil vai recorrer das tarifas de 50% que vão incidir sobre todos os produtos brasileiros que não entraram na lista de isenções. Mesmo com a Organização Mundial do Comércio sofrendo de inanição e sem capacidade concreta para alterar o rumo das coisas, o Brasil vai recorrer ao organismo internacional. A avaliação do governo é de que a OMC ainda tem representatividade internacional, ainda que simbólica. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil também vai recorrer do tarifaço nos Estados Unidos, no que ele classificou como "instâncias devidas". Haddad considera que a isenção de quase 700 produtos brasileiros demonstrou interesse dos americanos em negociar. "Esta semana é o começo de uma conversa mais racional, mais sóbria, menos apaixonada", disse o ministro. (Folha)

De Washington começam a chegar indícios de que o presidente americano Donald Trump vai abrir um canal de negociação com o Brasil, fechado desde que a Casa Branca anunciou sua nova e agressiva política tarifária. De acordo com empresários de setores estratégicos para os EUA, emissários do governo americano revelaram que o Brasil será chamado à mesa de negociação, mas não neste momento. Segundo esses oficiais, Trump vai dar prioridade aos países que têm uma balança superavitária com os Estados Unidos, o que não é o caso do Brasil, que apresenta um déficit comercial antigo com os americanos. (Broadcast)

As primeiras pesquisas de opinião pública mostram que a escalada americana contra o Brasil teve efeito profundamente negativo entre os brasileiros. De acordo com o Datafolha, 89% da população acredita que o tarifaço americano vai prejudicar a economia do país. O Datafolha ainda quis saber o que os brasileiros acham das sanções americanas contra Moraes. Para 57% dos entrevistados, Trump erra ao tentar intervir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma pesquisa nas redes sociais, a Quaest detectou que o tarifaço e as sanções a Alexandre de Moraes tiveram 60% de postagens negativas. (Folha e UOL)

Na oposição, o dia seguinte à escalada americana foi confuso, com diferentes atores atuando de forma pouco coordenada. O governador de Minas Gerais e anunciado pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), afirmou que o ministro Alexandre de Moraes "colheu o que plantou" e que o Brasil comete um erro ao fazer parte dos Brics. Em Brasília, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, expulsou sumariamente o deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), que havia criticado Trump na quarta-feira. Já Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o principal articulador das sanções contra Moraes, enviou recados aos ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes de que eles podem ser os próximos a serem atingidos pelo governo americano. (Globo)

Nos Estados Unidos, o tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump começa a ser analisado nos tribunais. Nesta quinta-feira, os 11 juízes de uma corte de apelações do circuito federal em Washington fizeram as primeiras arguições aos representantes do governo americano a respeito da legalidade da aplicação das tarifas sem aprovação do Congresso dos EUA. A maior parte dos magistrados demonstrou ceticismo em relação às justificativas apresentadas pelos advogados do governo. Nenhuma decisão foi tomada. (Washington Post)

Eliane Cantanhêde: "Jair Bolsonaro e seus filhos não desistem de dar um golpe no Brasil. Como as Forças Armadas não embarcaram na aventura em 2023, eles recorreram a Donald Trump, que é presidente dos Estados Unidos e se acha imperador do mundo, para terminar o serviço. É assustador um ex-presidente, um deputado desertor e um imigrante brasileiro estarem por trás desse ataque dos EUA ao país." (Estadão)

Tarifaço seletivo

Marcelo Martinez

Pela primeira vez na história os 22 países da Liga Árabe se uniram para pedir que o Hamas deponha as armas, liberte todos os reféns e encerre seu controle sobre a Faixa de Gaza. Segundo o grupo, essas medidas são essenciais para viabilizar a criação de um Estado palestino. O texto também condena os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro, que deram início à atual guerra em Gaza. O documento afirma que, para encerrar o conflito, o Hamas deve entregar o controle de Gaza e suas armas à Autoridade Palestina, com apoio e supervisão internacionais. O objetivo é avançar rumo a um Estado palestino soberano e independente. A proposta inclui ainda o envio de uma missão internacional temporária de estabilização, sob a coordenação das Nações Unidas e com autorização da Autoridade Palestina, que administra parte da Cisjordânia ocupada por Israel. A declaração foi assinada também pelos 27 países da União Europeia e por outras 17 nações. (New York Times)

Sexta-feira combina com boa companhia e bons conteúdos. No streaming do Meio, você encontra séries e documentários exclusivos para aproveitar o fim de semana. Transforme o seu jeito de relaxar. Seja premium.

Viver

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, confirmou, nesta quinta-feira, que alguns países pediram que a conferência climática deixe de acontecer em Belém, após a falta de leitos para acomodar as delegações. Ele também criticou a postura do setor hoteleiro, que passou a cobrar altos valores de hospedagem no período. Segundo Lago, a rede hoteleira está cobrando dez vezes mais que o normal, enquanto em outras edições o valor subiu, no máximo, três vezes. (Folha)

Uma lei que proíbe o uso de animais em testes de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira. O texto veta os testes mesmo que sejam para a averiguação de perigo ou segurança dos produtos. Estudos que usam testes em animais também não devem ser mais considerados. A lei abre exceção para cumprimento de regulamentação não cosmética nacional ou estrangeira. (g1)

Meio em vídeo. Atenção, fãs do futebol. Estreia daqui a pouco, às 10h15, Meio de Campo, o novo programa no nosso canal do YouTube. Idelber Avelar, professor de Ciência Política da Unifesp, e Diego Ambrosini, professor de estudos culturais na Universidade Tulane, em Nova Orleans, mergulham semanalmente na paixão nacional para trazer momentos marcantes da história do futebol. E eles começam com um clássico: Holanda 2 x 0 Brasil, pela Copa de 1974, quando a soberba dos canarinhos tricampeões trombou com o carrossel da Laranja Mecânica. Não percam! (YouTube)

Meio em vídeo. No De Tédio a Gente Não Morre, Mariliz Pereira Jorge conta a história de Juliana, espancada com 60 socos em 30 segundos pelo "namorado" Igor Pereira Cabral em um elevador de Natal, e mostra como a crença de que "ela é minha propriedade" — a tal "cultura de posse" — alimenta casos de controle, violência e até cárcere privado em todo o mundo. Explica como o machismo transforma cuidado em punição, ciúme em vigilância 24 horas, e amar em ter o "direito" de ditar cada passo da vida alheia — e por que é urgente desmontar esse código perverso antes que ele destrua mais vidas. (YouTube)

Cultura

Um troca-troca acontece entre Rio e São Paulo neste sábado, quando cada cidade pode assistir a um show que passou pela outra dois dias antes. Samara Joy leva ao Vivo Rio as músicas de seu mais recente álbum, Portrait. A nova diva do jazz, que é fã de música brasileira, promete ainda cantar Flor de Lis, de Djavan. Já em São Paulo, na ARCA, o produtor de eletrônica Nicolas Jaar se volta a suas raízes chilenas para mostrar as canções do disco Archivos de Radio Piedras, que expande os horizontes da house music que o consagrou. Mais dicas do que fazer nas duas cidades na seleção feita pela newsletter Ladrilho Hidráulico.

O teatro perdeu um pouco de luz e genialidade com a morte do renomado diretor e dramaturgo Bob Wilson, nesta quinta-feira, aos 83 anos. A causa não foi revelada. Nascido no Texas, mudou-se para Nova York nos anos 1960 e se tornou uma das principais referências do teatro experimental no mundo, com diversas montagens, inclusive uma peça sobre Garrincha no Brasil. O encenador também foi importante na ópera, trabalhando com Philip Glass em Einstein on the Beach, um de seus principais títulos. Seu teatro tinha uma estética própria e inconfundível, mais focada em luz, espaço e movimento. Para ele, o texto era menos importante, ou até descartável, produzindo obras inteiras sem um único diálogo, como em Life and Times of Joseph Stalin (1973), com 12 horas de duração inteiramente silenciosas. O tempo também era um elemento importante para Bob Wilson, chegando a produzir a peça KA MOUNTAIN AND GUARDenia TERRACE, em 1972, com 168 horas de duração apresentada ao longo de 10 dias. (New York Times)

Como parte das comemorações do seu centenário, O Globo montou uma lista das 100 músicas brasileiras fundamentais em um século. O ranking foi concluído com a ajuda de 100 personalidades ligadas à música, que elegeram as grandes canções brasileiras feitas desde 1925. O clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Asa Branca, ficou na primeira posição, seguido por Carinhoso, de Pixinguinha, e Águas de março, de Tom Jobim, imortalizado na voz de Elis Regina. Confira a lista completa e escolha seu próprio top 10. (Globo)

Cotidiano Digital

A Starlink liberou nesta quinta-feira o acesso gratuito à sua internet via satélite para celulares de mais de 50 modelos, entre eles os iPhones 14 a 16, as linhas Galaxy S, Z e A da Samsung e outros modelos mais recentes da Motorola e do Google Pixel. O serviço, batizado de Direct to Cell, permite conexão automática em qualquer lugar com céu aberto, sem depender de torres de celular terrestres. Integrado à rede da operadora americana T-Mobile, o sistema já funcionava em regiões e aparelhos específicos desde janeiro e agora avança para cobertura mais ampla. Ainda limitado a mensagens de texto, localização e emergências, o plano da Starlink é expandir o serviço e incluir chamadas e navegação nos próximos meses. (InfoMoney)

A OpenAI vai instalar seu primeiro data center na Europa em parceria com a norueguesa Aker ASA e a Nscale Global. Batizado de Stargate Norway, o projeto será construído no norte da Noruega, terá investimento inicial de US$ 1 bilhão e será abastecido 100% por energia hidrelétrica. A unidade deve começar operando com 100 mil chips da Nvidia, mas poderá ser expandida para dez vezes essa capacidade nos próximos anos. A instalação será uma das primeiras gigafábricas de IA do continente. (Reuters)

Ainda sobre OpenAI, a empresa dobrou sua receita anualizada e agora fatura US$ 12 bilhões. Isso equivale a US$ 1 bilhão por mês, impulsionado pelo crescimento do ChatGPT, que já soma 700 milhões de usuários semanais. Além disso, a nova rodada de captação deve trazer mais US$ 7,5 bilhões, com aporte de gigantes como SoftBank, Sequoia e Tiger Global. (The Information)

Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre golpes na internet. No papo, contam sobre o golpe que Cora quase caiu fazendo compras de produtos de beleza online, a facilidade dos golpes devido ao método de pagamento via Pix, alguns motivos das pessoas não abrirem queixas ou boletins de ocorrência contra esses golpes e algumas dicas para evitar esse tipo de golpe. Assista. (YouTube)

Recomendar o Meio é mais do que compartilhar uma matéria — é apoiar o jornalismo independente que fortalece a democracia. Ao entrar para o Pioneiros, você ajuda a ampliar esse impacto. A cada 5 pessoas indicadas, você ganha brindes exclusivos e apoia nosso trabalho. Saiba mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.

Diferença entre Nunes e Boulos cai para nove pontos, diz Quaest