Netanyahu desafia Biden e quer controle total de Gaza

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
22 de janeiro de 2024

convide amigos
facebookCompartilhe
twitterTweet
whatsapp Compartilhe

Netanyahu desafia Biden e quer controle total de Gaza

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, e reafirmou sua oposição à criação de um Estado palestino. Biden vem defendendo que esse seria o caminho após o fim da guerra em Gaza. "Não abro mão do controle total da segurança israelense de toda a área a oeste do rio Jordão — e isso é inconciliável com um Estado palestino", disse Netanyahu em um post em hebraico no X. O pronunciamento veio apenas um dia depois de os dois terem se falado por telefone e divulgarem versões contraditórias da conversa. Biden sugeriu uma solução de dois Estados e a possibilidade de uma nação palestina desarmada, que não ameaçaria a segurança de Israel, argumentando que a criação de um Estado palestino é a única resolução viável a longo prazo e vem sendo defendida pela maioria dos presidentes americanos e líderes europeus na história recente. Grant Shapps, secretário da Defesa britânico, classificou os últimos comentários de Netanyahu como "decepcionantes". António Guterres, secretário-geral da ONU, disse que negar a criação de um Estado ao povo palestino era "inaceitável". (New York Times)

Thomas Friedman: "Parece que o Presidente Biden disputará duas corridas este ano: uma na América contra Donald Trump, e outra em Israel, contra Benjamin Netanyahu. Talvez Trump pudesse nomear Netanyahu como seu companheiro de chapa e economizaríamos muito tempo. O apoio de Biden ao líder israelense está a lhe custar sua própria base progressista, enquanto Netanyahu escolhe agora se virar contra Biden de formas que poderão render a Trump um novo apoio por parte dos judeus americanos de direita." (Estadão e New York Times)

Enquanto isso, os EUA, o Egito e o Catar devem pressionar Israel e o Hamas a aceitarem, nos próximos dias, em um encontro no Cairo, um plano abrangente que poria fim à guerra, incluiria a libertação dos reféns detidos em Gaza e conversações para o estabelecimento de um Estado para a Palestina, segundo o Wall Street Journal. O plano levaria 90 dias para ser implementado. Israel também libertaria centenas de prisioneiros palestinos, sairia das cidades de Gaza, permitiria a liberdade de movimento na faixa encerrando a vigilância de drones, e duplicaria a quantidade de ajuda que entra no território controlado pelo Hamas, que, por sua vez, teria de libertar as mulheres combatentes de Israel e devolver os corpos de reféns israelenses assassinados. (Wall Street Journal)

Já o Hamas fez sua primeira manifestação oficial desde o ato terrorista de 7 de outubro. O grupo declarou, em um documento de 16 páginas, que os ataques a Israel foram um "passo necessário e uma resposta normal a todas as conspirações israelenses contra o povo palestino". O texto, publicado em inglês e árabe, segue com o grupo afirmando de que "talvez tenham ocorrido alguns erros durante a operação" devido "ao colapso rápido da segurança israelense e do sistema militar, e ao caos nas áreas fronteiriças com Gaza". "Se, em algum caso, civis foram tomados como alvo, ocorreu acidentalmente e no transcurso do enfrentamento com as forças de ocupação", diz o documento. Além de demandar o fim da contraofensiva israelense, alegando que o conflito "se iniciou há 105 anos, incluindo os 30 anos de colonialismo britânico e os 75 anos de ocupação sionista", o comunicado rejeita que qualquer outro ente internacional queira "decidir o futuro da Faixa de Gaza". (UOL)

Em Gaza, uma investigação da CNN apontou que os militares de Israel profanaram pelo menos 16 cemitérios na sua ofensiva terrestre, deixando lápides arruinadas, solo revolvido e, em alguns casos, corpos desenterrados. As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que a ação foi parte de uma busca pelos restos mortais de reféns apreendidos pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro. (CNN)

facebookXwhatsapp

O governador Ron DeSantis, da Flórida, suspendeu sua campanha para presidente faltando apenas dois dias para as primárias de New Hampshire, e apoiou o ex-presidente Donald Trump para ser o candidato republicano. A desistência vem na sequência da derrota por 30 pontos percentuais nas primárias de Iowa, na segunda-feira passada, para Trump — e deixa apenas a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley como adversária viável no partido, ao menos até terça-feira. "Hoje estou suspendendo minha campanha", disse DeSantis em um vídeo postado depois que o New York Times informou que ele deveria abandonar a disputa. Ele acrescentou: "Trump é superior ao atual titular, Joe Biden. Isso está claro. Assinei um compromisso de apoiar o candidato republicano e honrarei esse compromisso. Ele tem o meu apoio, porque não podemos voltar à velha guarda republicana de antigamente." (New York Times)

A desistência de DeSantis prejudica diretamente as pretensões eleitorais de Haley, avaliam analistas políticos. Pelos menos duas pesquisas em New Hampshire, que realiza suas eleições primárias amanhã, mostram Trump como segunda opção da maioria dos eleitores do governador da Flórida. Caso essa preferência se confirme, é virtualmente impossível para Haley conseguir que o ex-presidente fique abaixo de 50% dos votos no estado. "Agora há uma chance de Trump obter até 60% em New Hampshire", avalia um estrategista republicano, um resultado desastroso para a ex-governadora. (Politico)

facebookXwhatsapp

Quase seis anos depois do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, a Polícia Federal deu um passo importante para a resolução do caso. Executor dos disparos que atingiram a parlamentar do PSOL em março de 2018, Ronnie Lessa fechou acordo de delação com a corporação, segundo o colunista Lauro Jardim. Caso se confirme, será a segunda colaboração dos partícipes do crime – Élcio de Queiroz, que dirigiu o carro usado na emboscada, já falou com os investigadores. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) precisa autorizar o acordo com o matador. Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, reiterou a previsão do ainda ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de que o crime será solucionado até março deste ano. (Globo)

facebookXwhatsapp

A disputa pelo mercado de IA

Spacca

facebookXwhatsapp

Aqui neste Meio temos três grandes compromissos: fazer bom jornalismo independente; entregar a informação que você precisa do jeito que você prefere e defender a democracia. Parece fácil, mas dá trabalho e só conseguimos rolar essa pedra montanha acima graças aos milhares de assinantes premium que nos ajudam a empurrá-la com seus R$ 15 mensais. Assine o Meio Premium. Valeu a força!

facebookXwhatsapp
separador

Viver

As chuvas intensas que atingem o estado de São Paulo deixaram quatro mortos no fim de semana: duas mulheres em Limeira, uma em Sorocaba e outra, atingida por um raio, em Praia Grande. A Defesa Civil informa que 15 municípios foram intensamente afetados com desmoronamentos, ruas alagadas e queda de energia. Em Sorocaba, a Prefeitura chegou a decretar estado de calamidade depois que os dois principais hospitais da região ficaram debaixo d'água. (Folha)

O Inmet emitiu alerta para chuvas e tempestades em 11 estados para a manhã de hoje. Já afetado pelas chuvas, São Paulo está na fase amarela. (O Globo)

facebookXwhatsapp

Um terremoto de magnitude 6,6 na Escala Richter foi registrado na Região Norte do país. O abalo sísmico, que ocorreu a quase 615 km de profundidade, não foi sentido na superfície e nem causou danos no oeste do Amazonas, mas é o maior já aferido no Brasil. O tremor foi observado pelos serviços geológicos dos EUA e da China. Os mais de 45 terremotos registrados entre o Acre e o Amazonas no último século são efeitos da proximidade do local com a Cordilheira dos Andes, um dos lugares com mais atividade sísmica da terra. (CNN Brasil)

facebookXwhatsapp

Prestes a começar a vacinação na rede pública de Saúde, o Brasil registrou uma explosão de casos de dengue em relação a 2023. Nas duas primeiras semanas de 2024, quase 56 mil diagnósticos foram registrados, mais que o dobro dos cerca de 22 mil do mesmo período, no ano passado. As mortes diminuíram: seis neste ano, contra oito, em 2023. No Rio, foram quatro mil infecções, aumento de quase 700% nos casos. O Ministério da Saúde recebeu, no sábado, 750 mil das 5,2 milhões de doses da Qdenga compradas junto à japonesa Takeda Pharma, e a imunização deve começar na primeira semana de fevereiro. (g1)

facebookXwhatsapp

O Japão se tornou a quinta nação a conseguir pousar uma aeronave na Lua. O anúncio foi feito pela Jaxa, a agência espacial do país, e aponta que a sonda SLIM pousou no satélite às 12h20 (Brasília) da sexta. O veículo tem comunicação sem interferências com a terra, e, apesar de um problema com os geradores de energia, não passa maiores preocupações. Além da Lua, a SLIM deve participar de missões não tripuladas a Marte. O Japão se junta a Rússia (ex-URSS), EUA, China e Índia na lista dos países que pousaram com sucesso no satélite. (g1)

facebookXwhatsapp
separador

Cultura

A mezzo soprano brasileira Marcela Rahal venceu o primeiro prêmio da 61ª edição do Concurso Internacional de Canto Tenor de Viñas, tradicional evento realizado em Barcelona pelo Grand Teatre del Liceu e pela Fundação Puig. Marcela dividiu o topo da competição com Filipe Manu, da Nova Zelândia, e recebeu 25 mil euros, além de contratos para as próximas temporadas e bolsas de estudo. Dos mais prestigiados do circuito operístico, o concurso contou com 524 cantores de 56 países neste ano. No Brasil, ela se graduou na USP e participou de academias da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e do Theatro São Pedro. (Concerto)

facebookXwhatsapp

As "férias radicais" de Caetano Veloso vão ser interrompidas pelo Festival de Verão de Salvador. A organização do evento anunciou que o cantor e compositor se apresenta no próximo domingo com a turnê de 50 anos do álbum Transa, lançado em 1972, quando o artista estava exilado em Londres. Será a primeira apresentação do disco na capital baiana. Essa é a 25ª edição do festival, que contará também com Ivete Sangalo, Mano Brown, Seu Jorge e Baiana System, entre outros nomes. (O Globo)

facebookXwhatsapp

O aclamado ator, comediante, roteirista, diretor e apresentador Jô Soares, morto em 2022, não partiu sem deixar uma obra inédita para os fãs. Autor de livros como O Xangô de Baker Street e O Homem que Matou Getúlio Vargas (todos pela Cia. das Letras), o "gordo" escreveu também A Bolsa e a Vida, que será lançado em Brasil e em Portugal no mês de março, e vai falar sobre o mercado de capitais. De acordo com Mara Luquet, jornalista que assina o posfácio da obra, Jô brincava que só ganhou dinheiro nessa área com propagandas para as instituições financeiras. (O Globo)

facebookXwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

A Microsoft informou que o grupo de hackers Midnight Blizzard, também conhecido como APT29 ou Cozy Bear invadiu algumas contas de e-mail corporativo, incluindo as da "equipe de liderança sênior e funcionários da empresa nas funções de segurança cibernética, jurídica e outras". Acredita-se que o grupo hacker seja patrocinado pelo governo russo. Mas os criminosos não estavam atrás dos dados dos clientes ou de informações corporativas sensíveis. Eles queriam saber mais sobre si mesmos ou, mais especificamente, queriam saber o que a Microsoft sabe sobre eles, segundo a empresa. "A investigação indica que eles inicialmente visavam contas de e-mail para obter informações relacionadas à própria Midnight Blizzard", escreveu a empresa em uma postagem em seu blog. A Microsoft não revelou quantas contas de e-mail foram violadas, nem exatamente quais informações os hackers acessaram ou roubaram. (Techcrunch)

facebookXwhatsapp

A Universidade Estadual do Arizona (ASU) fechou uma parceria com a OpenAI para levar o ChatGPT para as salas de aula. Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino faz um acordo com a companhia de inteligência artificial. Em comunicado, a ASU afirma que a cooperação vai se concentrar em aumentar o sucesso dos alunos, abrir novos caminhos para pesquisas inovadoras e simplificar processos organizacionais. A universidade vai receber inscrições de projetos sobre onde usar o chatbot na educação e professores experientes vão orientar o uso da ferramenta no campus. (Olhar Digital)

facebookXwhatsapp

Usuários do X vão receber uma atualização que permite realizar chamadas de áudio e vídeo no Android. Disponível no iOS desde outubro, a função é semelhante a de outros aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Messenger. Na seção "Mensagens diretas" do app, é possível restringir o serviço somente a perfis seguidos, verificados ou desligá-lo totalmente. As chamadas estão liberadas para serem recebidas por qualquer pessoa, mas apenas assinantes do X Premium poderão realizá-las. A novidade faz parte do esforço de Elon Musk para que a plataforma se torne um super app. (Tecmundo)

facebookXwhatsapp

Pioneiros é o nome da comunidade de apoiadores do Meio. Pessoas que participam mais ativamente do nosso projeto, sugerindo pautas, conversando com nossa equipe, sabendo das novidades em primeira mão e ganhando brindes. Muitos brindes. Adesivos, canecas, camisetas, moletons e muito mais. Quer fazer parte dos Pioneiros? É mais fácil do que você pensa, basta nos indicar para 5 pessoas.

facebookXwhatsapp
separador
Ainda não é assinante do Meio? Faça sua inscrição no nosso site.
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
facebook twitter instagram youtube linkedin kwai
Quem faz o Meio.   Anuncie
© 2016-2024 Canal Meio S.A.
Estamos enviando este email porque você assinou a newsletter diária do meio.
Se preferir não receber estes emails, clique aqui para cancelar sua assinatura de emails

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.

Panicat Babi Rossi nua na Edição Especial da Plyboy 2013 - 10 anos do Pânico