STJ afasta ministro acusado de assédio sexual

 
Veja no navegador canalmeio.com.br
11 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro acusado de assédio sexual

featured image

Foto: Gustavo Lima/STJ

O Superior Tribunal de Justiça afastou o ministro Marco Buzzi de suas funções enquanto são investigadas denúncias de assédio sexual. A decisão foi unânime e vale mesmo após o magistrado apresentar um atestado médico de 90 dias. Durante o afastamento, Buzzi não poderá usar o gabinete, o carro oficial e outras prerrogativas do cargo. Uma comissão interna do tribunal vai se reunir em 10 de março para avaliar o andamento das apurações. Também há investigações no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro é alvo de duas denúncias. A primeira envolve uma jovem de 18 anos, filha de amigos do magistrado. Um segundo relato foi encaminhado ao CNJ. Segundo fontes, o corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, ouviu a nova denunciante e registrou oficialmente a acusação. (Metrópoles)

A nova denúncia de assédio sexual apresentada por uma ex-assessora do gabinete do ministro foi decisiva para que o STJ determinasse o afastamento de Buzzi. O relato chegou ao conhecimento de ministros no fim da semana e foi formalizado na segunda-feira em depoimento ao CNJ. A denunciante é funcionária terceirizada do STJ, deixou o gabinete de Buzzi, mas segue lotada em outra área do tribunal. A identidade dela será mantida em sigilo. (Globo)

Buzzi chegou a enviar mensagens aos colegas da Corte afirmando que jamais adotou qualquer conduta que "envergonhasse a família ou maculasse a magistratura". Nas mensagens, ele disse estar "muito impactado" pelas notícias e informou que se encontra internado em hospital, sob acompanhamento cardíaco e emocional. Afirmou ainda que as acusações têm causado sofrimento a seus familiares. (Poder360)

O desabafo aos colegas
não adiantou. A sessão que decidiu pelo afastamento de Buzzi foi marcada por um clima de tensão e silêncio. Segundo relato de um integrante da Corte a Carolina Brígido, os ministros permaneceram "calados e perplexos" enquanto Francisco Falcão fazia a leitura do relatório. A reunião foi realizada a portas fechadas nesta terça-feira, em razão do sigilo imposto às acusações. Um ministro relatou que "ninguém piscava" durante a apresentação dos relatos e classificou a situação como "aterrorizante", o que levou à votação unânime pelo afastamento. (Estadão)

Os acenos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao MDB com a possível indicação de um vice para sua chapa na disputa pela reeleição acentuaram a divisão interna da legenda. Levantamento do partido mostra que 16 diretórios regionais são contra a aliança, enquanto 11 a defendem. Com esse racha, a tendência é que o MDB fique neutro e libere seus filiados a alianças locais. (Globo)

Pelo lado da oposição, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), repete a estratégia do pai e dá ênfase ao tom religioso de sua campanha, incluindo um banho no Rio Jordão, durante viagem a Israel. O objetivo é estreitar os laços com os evangélicos, parcela do eleitorado apontada como mais fiel ao bolsonarismo. (Estadão)

Flávia Tavares: "Flávio Bolsonaro só tem chance se virar votos em São Paulo. Lula já não pode contar com a mesma folga no Nordeste. No maior colégio eleitoral do país, alianças estão indefinidas, o palanque bolsonarista é instável e o PT enfrenta falta de lideranças. E, no centro de tudo, está a disputa por como falar com a classe média urbana sobre trabalho e futuro". Confira a análise completa no Cá Entre Nós. (Meio)

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, vai desfilar em um carro alegórico no Carnaval do Rio de Janeiro no domingo, 15 de fevereiro. A participação será pela escola de samba Acadêmicos de Niterói, cujo enredo homenageia o presidente Lula, que deve comparecer ao sambódromo para acompanhar o desfile. A presença da primeira-dama gerou reação de integrantes da oposição, que questionam a homenagem e afirmam haver desvio de finalidade para promoção de autoridades. Assessores jurídicos do governo, porém, avaliam que não há impedimento para a participação de Janja, que não ocupa cargo público. Mas a homenagem a Lula preocupa especialistas em direito eleitoral. Embora achem que o samba-enredo não configura propaganda eleitoral antecipada, alguns deles apontam trechos da letra que ficariam no limite da legalidade, abrindo espaço para um processo por abuso de poder. (Folha)

Folia

Orlando

No Meio Político desta semana, exclusivo para assinantes premium, Christian Lynch discute os meios de resgatar a ética da democracia liberal diante da exploração por projetos autoritários do colapso de um modelo específico de liberalismo tecnocrático que floresceu nas últimas décadas do século 20. Faça agora uma assinatura premium e receba o Meio Político hoje, às 11h.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Élcio Queiroz e Ronnie Lessa, responsáveis pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil à viúva, Mônica Benício. A decisão ainda admite recurso. (UOL)

E na Itália, a Justiça negou um pedido da defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para trocar o colegiado de juízes responsável por analisar o processo de extradição da parlamentar para o Brasil. Zambelli está presa em Roma e pode ser condenada a extradição nos próximos dias. (Terra)

Dez pessoas morreram e duas estão internadas em estado grave após um ataque a tiros a uma escola e uma casa em Tumbler Ridge, uma cidadezinha de 2.400 habitantes no Norte do Canadá. Sete corpos, incluindo o da mulher suspeita de autoria do massacre, foram encontrados dentro do colégio e dois em uma casa vizinha. A décima vítima fatal estava na escola e morreu a caminho do hospital. Os nomes e idades dos mortos e da suposta assassina não foram divulgados. O Canadá tem leis de controle de armas mais rígidas que as dos EUA, e massacres desse tipo são incomuns. (BBC)

Um documento recém-divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA reacendeu dúvidas sobre o que Donald Trump sabia a respeito dos crimes de Jeffrey Epstein ainda nos anos 2000. Segundo o registro, Trump foi uma das primeiras pessoas a telefonar para a polícia de Palm Beach após se tornar pública a investigação contra Epstein. Em conversa com o então chefe da polícia local, Michael Reiter, Trump teria dito: "Graças a Deus vocês estão parando ele, todo mundo sempre soube que ele fazia isso". De acordo com o documento, baseado em entrevista do FBI com Reiter em 2019, Trump afirmou que nos círculos de Nova York já se sabia que Epstein era "repugnante" e sugeriu que a polícia também investigasse Ghislaine Maxwell, a quem descreveu como "má". Ele também relatou ter se afastado de Epstein ao perceber a presença de adolescentes em um encontro. (New York Times)

Informação não é tudo igual e em ano eleitoral isso fica ainda mais claro. Entre excesso de versões, disputas narrativas e pouco contexto, o Meio Premium foi pensado para quem quer acompanhar 2026 com mais critério. Assinantes têm acesso à cobertura especial das eleições, às análises e reportagens da Edição de Sábado e do Meio Político, recebem a Pesquisa Meio/Ideia em primeira mão, além de séries e documentários no streaming. Um conjunto de conteúdos para entender o cenário enquanto ele se move. Assine o Meio Premium.

Viver

O branqueamento de corais ocorrido entre 2014 e 2017 atingiu cerca de 80% dos recifes do planeta em nível moderado ou severo, provocando mortalidade elevada em aproximadamente 35% das áreas monitoradas. É o que revela a análise mais abrangente já realizada sobre o período, publicado na revista científica Nature Communications, utilizando dados de mais de 15 mil levantamentos em diferentes oceanos. A pesquisa mostra que mais da metade dos recifes do mundo sofreu branqueamento significativo por conta do aquecimento dos mares. Os recifes abrigam um quarto de toda a vida marinha, sustentam a pesca e movimentam o turismo. (g1)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos de seus tutores ou familiares no estado. Conhecido como Lei Bob Coveiro, o texto aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação. As regras para o sepultamento dos animais devem ser estabelecidas por cada município, enquanto os custos ficam por conta da família dona do jazigo ou da sepultura. (CNN Brasil)

A quantidade de hidrogênio no núcleo da Terra pode ser de nove a 45 vezes maior que a registrada em todos os oceanos do planeta, segundo um estudo publicado na revista Nature Communications. Os cientistas sugerem que a Terra adquiriu a maior parte de sua água durante sua formação, e não posteriormente por meio de impactos de cometas que teriam deixado água na superfície do planeta, como se acreditava. Estudar a origem e a distribuição desse gás é fundamental para compreender a formação planetária e a evolução da vida na Terra. (CNN)

Cultura

A 24ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 22 e 26 de julho, vai homenagear a poeta Orides Fontela. A curadora desta edição, Rita Palmeira, disse que o tributo parte do desejo de resgatar uma obra tão forte e relevante quanto breve. O objetivo é tirar o foco de sua vida turbulenta e voltar as atenções ao trato de suas palavras. Morta em 1998 em um sanatório de Campos do Jordão (SP), Orides tinha uma poesia rigorosa, em uma busca insistente pela depuração da palavra. Sua obra inclui Alba, vencedora do Prêmio Jabuti em 1983, e Teia, que ganhou o APCA em 1996. (Folha)

A diretora do Festival de Berlim, Tricia Tuttle, retorna para seu segundo ano com uma grande missão: defender a indústria cinematográfica independente. "Cada filme merece estar lá porque os cineastas estão trabalhando no auge de suas carreiras", afirma, em entrevista. A Berlinale é o segundo maior festival de cinema do mundo em tamanho, perdendo apenas para o de Cannes. Também é uma grande vitrine para distribuidores e investidores. Só no ano passado, foram 336 mil ingressos vendidos ao público, 2.429 representantes da mídia de 78 países e 17.135 profissionais da indústria, incluindo 1.314 compradores. Seu objetivo na direção é revitalizar o festival sem sacrificar seu DNA autoral ou sua consciência política. (Variety)

Com estreia mundial na seção Panorama do Festival de Berlim na próxima semana, Isabel, segundo longa do diretor brasileiro Gabe Kinger, teve seu primeiro trailer revelado pelo Deadline. Na trama, Marina Person vive a personagem título, uma sommelière da alta gastronomia paulistana, que sonha em escapar do seu chefe controlador e abrir seu próprio bar de vinhos. Produzido por Rodrigo Teixeira, produtor de Ainda Estou Aqui, o filme é uma carta de amor a São Paulo e ao vinho. (Deadline)

Cotidiano Digital

O Chile lançou nesta terça-feira o Latam-GPT, um modelo regional de inteligência artificial desenvolvido pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial com apoio de governos e universidades da América Latina, com a proposta de reduzir vieses dos sistemas dominados pelos Estados Unidos, Europa e China e ampliar a representação cultural da região. A base reúne mais de 8 terabytes de dados em espanhol e português, custou cerca de US$ 550 mil e não é apenas um chatbot, mas sim uma infraestrutura aberta para que empresas e instituições criem aplicações locais, como atendimento automatizado e soluções para serviços públicos. O projeto será migrado da nuvem da AWS para um supercomputador na Universidade de Tarapacá, norte do Chile e deve incorporar no futuro idiomas indígenas. (Globo)

Para ler com calma. Um estudo que acompanhou de perto o uso de inteligência artificial em uma empresa de tecnologia mostra que a promessa de trabalhar menos com ajuda da IA não tem se cumprido. Com as tarefas ficando mais fáceis, os funcionários passaram a assumir mais demandas, estender o expediente para a noite e perder a sensação de limite entre trabalho e descanso. A pesquisa, conduzida por acadêmicos da Universidade da Califórnia em Berkeley e citada pela Harvard Business Review, indica que a IA até aumenta a capacidade de produção, mas também eleva o cansaço e a pressão por respostas rápidas. (TechCrunch)

Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai discutem se inteligências artificiais são de fato inteligentes. No papo, falam sobre a exigência dos usuários de perfeição e respostas coerentes de uma IA, se a inteligência artificial deve ou não entender profundamente de todos os assuntos e como os modelos de linguagem se assemelham à inteligência humana. Não perca. (YouTube)

Nem todo mundo é do bloquinho — e tudo bem. Se o seu carnaval pede calma, curiosidade e tempo bem gasto, o Meio Premium + Cursos é um ótimo plano. Além das newsletters exclusivas, da Pesquisa Meio/Ideia, news diária mais cedo, e nosso streaming, você tem acesso a um acervo de cursos para aprender com profundidade sobre política, tecnologia, arte e o mundo que nos atravessa. Assine o Premium + Cursos e aproveite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.