Milei abre 10 pontos contra Massa e é eleito, na Argentina

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
20 de novembro de 2023

convide amigos
facebookCompartilhe
twitterTweet
whatsapp Compartilhe

Milei abre 10 pontos contra Massa e é eleito, na Argentina

Com uma vantagem acima do esperado, Javier Milei foi eleito o novo presidente da Argentina neste domingo. O libertário de ultradireita teve 55,69% dos votos, contra 44,30% do candidato governista Sergio Massa, ministro da Economia. Antes mesmo de concluída a totalização, Massa reconheceu a derrota e parabenizou seu adversário Milei pela vitória nas urnas. "Já conversei com o Milei para parabenizá-lo e desejar boa sorte, porque é o presidente que a maioria dos argentinos escolheu para os próximos quatro anos", disse o ministro da Economia do atual governo. As pesquisas já apontavam a vitória de Milei, que toma posse no próximo dia 10, mas não previam os mais de 11 pontos de diferença. (Clarín)

Em meio à comemoração pela vitória, Milei anunciou a "reconstrução da Argentina" e deixou claro que não tolerará protestos. Seu partido, A Liberdade Avança, venceu em 21 das 24 províncias argentinas, incluindo Buenos Aires, tradicional reduto peronista. "A situação da Argentina é crítica. As mudanças de que nosso país necessita são drásticas. Não há lugar para gradualismo, tibieza nem meias medidas", disse, em discurso a apoiadores. Ele agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e sua candidata Patricia Bullrich, segunda colocada no primeiro turno, que o apoiaram e se engajaram em sua campanha. (La Nación)

O presidente Lula disse, em seu perfil no X, que deseja boa sorte e êxito ao novo governo, sem citar o nome do eleito. "A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos", postou Lula. (X)

Aos 52 anos, Milei é um economista e professor que se tornou conhecido por participar de programas de rádio e TV defendendo medidas radicais e libertárias na economia. Com um discurso contra as "castas políticas", elegeu-se deputado em 2021. Entre as propostas de sua campanha estão a completa dolarização da economia argentina, o fim do Banco Central do país, a substituição da previdência social por um sistema de capitalização privado e a redução drástica do tamanho do Estado. As relações com o Brasil são uma incógnita, já que Milei, crítico do Mercosul, classificou o presidente Lula de "comunista com vocação autoritária". (g1)

Míriam Leitão: "O novo presidente, que assume em 10 de dezembro, terá que enfrentar três desafios a partir de agora: o primeiro deles é negociar um acordo de governabilidade, já que sua força política é mínima. O segundo desafio será ter um plano sério de combate à inflação porque ela pode entrar em espiral cada vez mais forte. O terceiro desafio será começar logo uma negociação com o FMI e os países credores. A Argentina deve muito ao FMI e não recebe dinheiro novo há muito tempo. Tem pedido empréstimos para conseguir rolar a dívida no Fundo. As reservas cambiais estão zeradas, ou até negativas, dependendo de como se faz a conta. Um país sem reservas em dólar, como se dolarizará?" (Globo)

facebooktwitterwhatsapp

Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani, primeiro-ministro do Catar, declarou em uma coletiva de imprensa no sábado (18) que o acordo para a libertação de reféns pelo Hamas está próximo. Ele indicou que "os últimos obstáculos nas negociações são pequenos" e, principalmente, de natureza logística. Segundo o Washington Post, um esboço de acordo foi elaborado ao longo de "semanas de negociações em Doha, no Catar, entre Israel, os Estados Unidos e o Hamas, representado indiretamente por mediadores do Catar". Contudo, permanece incerto se Israel concordará em interromper temporariamente sua ofensiva em Gaza. Acredita-se que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estaria disposto a uma trégua temporária, mas mantém resistência a um cessar-fogo permanente. (The Washington Post e Globo)

Enquanto isso, o Ministério da Saúde do Hamas relatou que mais de 80 pessoas teriam morrido no último sábado em dois ataques contra o campo de refugiados de Jabalia, o maior da Faixa de Gaza. As ações foram atribuídas às forças de Israel, porém o comando do país em Tel Aviv não se pronunciou. Não há confirmação de que o ataque realmente tenha ocorrido. (Folha)

Já no domingo, o exército israelense anunciou a descoberta de um túnel de 55 metros de comprimento, localizado a 10 metros de profundidade sob o complexo hospitalar Al-Shifa, em Gaza, onde suas tropas estão em busca de uma base militar do Hamas desde a última quarta-feira. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dezenas de pacientes ainda se encontram no complexo hospitalar, que é o maior da Faixa de Gaza. (Globo)

facebooktwitterwhatsapp

Morreu no domingo, aos 96 anos, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Rosalynn Carter. A notícia foi divulgada pelo Carter Center, ONG fundada por ela e pelo marido, o ex-presidente americano Jimmy Carter, de 99 anos. Ela foi uma das principais conselheiras políticas de Carter, que governou os EUA entre 1977 e 1981, atuando, principalmente, na defesa dos direitos humanos. Após deixar a Casa Branca, o casal se dedicou intensamente a causas sociais nos EUA e no mundo. (NBC)

facebooktwitterwhatsapp

A base do governo Lula não deve caminhar junta nas eleições municipais de 2024, e isso incluiu os partidos mais alinhados ideologicamente ao PT. PDT e PSB – partido do vice Geraldo Alckmin – querem usar o pleito para manter seus redutos eleitorais e, dali, melhorar a performance nas eleições legislativas de 2026. No ano passado, as duas legendas viram suas bancadas no Congresso encolherem, embora o PSB fizesse parte da coligação que elegeu Lula. (Globo)

facebooktwitterwhatsapp

Vitória de Milei

Spacca

facebooktwitterwhatsapp

Estamos quase chegando a 200 mil assinantes desta newsletter e você pode estar entre os primeríssimos privilegiados que a recebem bem cedinho toda manhã. Basta fazer sua assinatura premium. R$ 15 por mês e a garantia de receber notícias quentinhas saídas do nosso forno.

facebooktwitterwhatsapp
separador

Viver

Uma frente fria cortou bruscamente as altas dos termômetros e ligou o alerta de tempestades. É o caso também do Rio Grande do Sul, que voltou a registrar fortes chuvas e cheias de rios, com quatro mortes registradas pelos fenômenos, e três em Santa Catarina, que também está em estado de alerta. A Amazônia vive secas nunca vistas, e o Pantanal convive com incêndios de grandes proporções. As mudanças climáticas estão em curso e também trazem consigo um aumento dos dias de calor, que pode prejudicar até a educação de nossas crianças. É o que aponta um estudo coordenado por economistas, que identificaram uma relação entre a queda das médias de notas escolares e dias de com temperaturas extremas, como as que atingiram o Rio por dois dias seguidos, registrando recordes nos termômetros e na sensação térmica na série histórica. (Folha)

facebooktwitterwhatsapp

Para ler com calma. O dia é da Consciência Negra, mas, dentro dessa consciência, a presença da mulher merece destaque ainda maior. Pesquisadores mostras a forte presença feminina no comando dos quilombos desde o período colonial, num processo de liderança que se perpetua até os dias de hoje. (Folha)

facebooktwitterwhatsapp

Após uma explosão antes mesmo de deixar o solo, em abril, o Starship, o maior veículo espacial já construído, conseguiu alcançar a órbita do planeta. Apesar do sucesso, a nave explodiu pouco cerca de nove minutos depois. O lançamento, realizado na manhã de sábado (18) no Texas, EUA, foi considerado um sucesso pela SpaceX, de Elon Musk. A combustão ocorreu pouco depois da separação dos propulsores da nave. Apesar de não ter chegado ao ponto desejado, a Starship já está na história aeroespacial como a maior empreitada a superar os domínios da terra, com seus 120 metros de comprimento. A Agência Espacial Norte-Americana (FAA, em inglês) anunciou que vai investigar o acidente. (Olhar Digital)

facebooktwitterwhatsapp
separador

Cultura

A passagem de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro dominou o noticiário para bem e para mal. Na sexta-feira, a primeira apresentação foi marcada pela tragédia, com a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, por parada cardiorrespiratória. A suspeita de que o calor e má distribuição de água contribuíram para que ela morresse, fez com que o Ministério da Justiça, a prefeitura do Rio e o Judiciário agissem para permitir ao público levar água nesse tipo de evento. Na redes, a cantora se declarou com "o coração partido" pelo incidente e, diante do calor recorde, adiou para hoje o show que aconteceria no sábado, revoltando fãs que já estavam no Engenhão. Com o adiamento, companhias aéreas anunciaram que fãs poderia remarcar gratuitamente as passagens para chegar e sair do Rio. Mas na noite de ontem, com a temperatura mais amena, entrada de água liberada e policiamento reforçado, mais de 60 mil fãs foram ao delírio com a segunda apresentação da cantora americana. Embora a morte de Ana Clara não tenha sido mencionada por Taylor, os fãs encararam como homenagem a escolha de Bigger Than the Whole Sky (Spotify) como "canção-surpresa", uma tradição nos shows dela. "Adeus, adeus, adeus / Você era maior que o céu inteiro", diz a letra. (g1)

facebooktwitterwhatsapp

Um levantamento feito pela Cinemateca Negra aponta que apenas 10% dos filmes brasileiros lançados entre os anos 2010 e 2020 foram dirigidos por pessoas negras. A maioria das obras com diretores negros entre 1949 e 2022 foi produzida nas décadas de 2010 e 2020, com 83% dos 1.086 longas-metragens identificados no período. A negritude cineasta produziu apenas seis filmes nos anos 1960, e 19 produções a cada dez anos entre as décadas de 1970 e 1990. Uma mudança significativa desse cenário só acontece a partir dos anos 2000, quando 117 filmes são produzidos por esse grupo. Até o momento, o recorde de produção é a década de 2010, com 586 películas comandadas por pretos e pardos. (Folha)

facebooktwitterwhatsapp

Para ler com calma. Enquanto terminava seu mais recente romance, intitulado Baumgartner, em dezembro passado, o escritor americano Paul Auster, um dos mais importantes de sua geração, descobriu um câncer. Aos 76 anos de idade, americano conta como escrever seu novo livro em meio a dramas pessoais o surpreendeu. "Quando alguém central em sua vida morre, uma parte de você também morre. Não é simples, você nunca supera. Você aprende a viver com isso", supõe. Na obra, Auster projeta no protagonista, o professor de filosofia Sy Baumgartner, seu próprio luto. O personagem perdeu a esposa em um acidente de natação. O autor perdeu a neta recém-nascida e o filho. (Guardian)

Baumgartner será publicado no Brasil no início de 2024. (Globo)

facebooktwitterwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

A demissão de Sam Altman, na sexta-feira, pegou o mundo da tecnologia de surpresa. Altman era percebido como a grande estrela em ascensão do Vale do Silício, mas, segundo informações que vieram após sua saída, foi justamente a ambição do agora ex-CEO da OpenAI a sua ruína. Havia um confronto dentro da própria empresa entre o rápido desenvolvimento da inteligência artificial, sobretudo na forma de chatbots. Dentre os fundadores há quem se preocupe com a ameaça que a IA possa impor no futuro e, no Conselho, havia quem considerasse que Altman estava acelerando demais o desenvolvimento. Cofundador da OpenAI e líder do conselho, Ilya Sutskever estava profundamente incomodado com a falta de preocupação de Altman. (New York Times)

Alguns dos investidores, liderados pela Microsoft, passaram o fim de semana tentando levar o conselho de administração da OpenAI à renúncia e reconduzir Altman ao cargo de CEO. Os conselheiros resistiram e anunciara, na noite de ontem, que ele não retornará à companhia. Horas depois do comunicado, a Microsoft contratou o agora ex-CEO e também Greg Brockman, ex-presidente do Conselho e co-fundador da OpenAI, que havia pedido demissão em solidariedade a Altman. Segundo Satya Nadella, presidente da Microsoft, os executivos serão responsáveis por dirigir "uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial". Emmett Shear, ex-presidente-executivo da Twitch, vai substituir a albanesa Mira Murati como CEO interino da OpenAI. Atual chefe de tecnologia da companhia, Murati havia sido nomeada para o cargo após a demissão de Altman na sexta-feira. (New York Times e Globo)

facebooktwitterwhatsapp

A Amazon vai demitir centenas de funcionários que trabalham na sessão da Alexa, sua assistente de voz inteligente, para focar no desenvolvimento de inteligência artificial generativa. A informação foi divulgada pelo vice-presidente da Alexa e Fire TV, Daniel Rausch, nesta sexta-feira. A big tech disse que as demissões também devem afetar o setor de dispositivos, já que vários funcionários atuam em produtos relacionados à Alexa. Desde o ano passado, a companhia tem feito vários cortes de colaboradores nos setores de dispositivos e do Luna, plataforma de jogos em nuvem. Por volta de janeiro de 2023, cerca de 18 mil trabalhadores perderam seus empregos, segundo dados da própria companhia. (Tecmundo)

facebooktwitterwhatsapp

Qual o melhor game de 2023? O Popcorner desta semana traz a lista dos games que concorrem a jogo do ano, cuja premiação acontece no dia 7 de dezembro, em Los Angeles. Assista e faça sua aposta!

facebooktwitterwhatsapp
separador
Ainda não é assinante do Meio? Faça sua inscrição no nosso site.
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
facebook twitter instagram youtube linkedin kwai
Quem faz o Meio.   Anuncie
© 2016-2023 Canal Meio S.A.
Estamos enviando este email porque você assinou a newsletter diária do meio.
Se preferir não receber estes emails, clique aqui para cancelar sua assinatura de emails

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.

Panicat Babi Rossi nua na Edição Especial da Plyboy 2013 - 10 anos do Pânico