Bolsonaristas batem governo e comandam comissões na Câmara

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
7 de março de 2024

convide amigos
facebookCompartilhe
twitterTweet
whatsapp Compartilhe

Bolsonaristas batem governo e comandam comissões na Câmara

Dono da maior bancada na Câmara, o PL não abriu mão da prioridade na escolha dos presidentes das principais comissões e, numa derrota para o governo, impôs deputados bolsonaristas radicais nos cargos. A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJ), considerada a mais importante, será presidida por Caroline de Toni (PL-SC). O Planalto tentou evitar que Caroline assumisse a CCJ, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outras lideranças do Centrão chegaram a avaliar que ela era polêmica demais, mas o PL manteve a indicação. No fim, ela recebeu 49 votos a favor, incluindo de petistas, contra nove em branco. Segunda mulher a presidir a CCJ, ela afirmou que atuará com responsabilidade, transparência e equilíbrio, "ouvindo todas as bancadas, como tem que ser". (Estadão)

Em outra derrota para o governo, o bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito presidente da Comissão de Educação, por 22 votos favoráveis e 15 em branco. Neste caso, sem apoio dos parlamentares petistas. A indicação foi questionada por membros da base governista, que temem que a pauta seja tomada por temas ideológicos. O PL também estará à frente de outros colegiados importantes, como o de Relações Exteriores e Defesa Nacional. (Metrópoles)

facebookXwhatsapp

O depoimento-bomba do ex-comandante do Exército Marco Antonio Freire Gomes fez com que a Polícia Federal decidisse ouvir mais uma vez o tenente-coronel Mauro Cid, antigo ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). A delação premiada dele serviu como base à investigação que apura um plano de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder. No novo depoimento, marcado para segunda-feira, os investigadores querem que Cid detalhe informações passadas por Freire Gomes, que afirmou ter sido apresentado pelo próprio Bolsonaro a uma minuta para implementação do golpe. Também deverá esclarecer mensagens nas quais se refere à possibilidade de adesão do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira à trama golpista. (g1)

O ato pró-Bolsonaro do último dia 25 pode se repetir em outras cidades como reação às investigações da PF. Membros do PL já conversaram com o ex-presidente para que ele replique a manifestação em locais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A sigla avalia que o evento demonstrou seu vigor político, é uma forma de manter a militância engajada em um ano de eleições municipais e reforça a narrativa de que ele é vítima de uma perseguição do Judiciário. Pessoas próximas ao ex-presidente acham que tais atos devem ser realizados uma vez por semestre, evitando uma banalização. (Folha)

facebookXwhatsapp

A rejeição, principalmente entre evangélicos, às críticas do presidente Lula a Israel e a percepção de piora na economia fizeram cair a aprovação do governo, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem. O percentual de entrevistados que aprova a atuação do presidente recuou de 54% para 51%, enquanto dos que desaprovam passou de 43% para 46%, ambos acima da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Entre os evangélicos, a avaliação negativa saltou de 56% para 62%. Também pesou a percepção da economia. Os que veem o cenário econômico como pior passaram de 31% para 38%. Os que veem como melhor caíram de 34% para 26%, e os que consideram igual variaram dentro da margem, de 33% para 34%. O aumento nos preços dos alimentos foi sentido por 73% dos entrevistados, contra 48% da pesquisa feita em fevereiro. (Meio)

Vera Magalhães: "Lula estaria acometido da 'síndrome do herói global'. A expressão, que circula reservadamente nos corredores do próprio governo, mostra uma preocupação dos aliados do presidente com sua insistência em tratar temas controversos de política externa de forma improvisada, sem ouvir o Itamaraty, e em descompasso com a percepção do eleitorado doméstico sobre os mesmos assuntos". (Globo)

facebookXwhatsapp

A defesa de Sérgio Cabral conseguiu anular ontem no Tribunal Regional Federal da 2ª Região três condenações da Lava-Jato — todas proferidas pelo juiz Marcelo Bretas, afastado há um ano da 7ª Vara Federal Criminal do Rio enquanto responde a processos disciplinares no Conselho Nacional de Justiça. Com isso, o ex-governador do Rio de Janeiro, que está solto desde o fim de 2022, reduzirá suas penas, que chegaram a somar mais de 425 anos, em 40 anos e seis meses, conta Lauro Jardim. Os desembargadores da 2ª Turma Especializada entenderam que duas ações (Unfairplay e Ratatouille) não deveriam ter tramitado na 7ª Vara Federal Criminal porque não tinham conexão com a Lava-Jato. O terceiro processo (C'est Fini) foi anulado porque, na avaliação dos magistrados, a Justiça Federal não era o âmbito adequado. (Globo)

A anulação da Unfairplay, sobre suposto pagamento de US$ 2 milhões em propina para realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, vale também para o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman. Essa ação penal poderá ser retomada por outro juiz, mas há possibilidade de o crime estar prescrito para Nuzman, que tem 81 anos. Ele foi condenado a quase 31 anos de prisão, e Cabral, a 10 anos e 8 meses. (Folha)

facebookXwhatsapp

Donald Trump tem o caminho livre para ser o candidato republicano à Casa Branca nas eleições deste ano e repetir em novembro o embate de 2020 com Joe Biden. Sua última adversária, Nikki Haley, decidiu abandonar a disputa após perder as primárias em 14 dos 15 estados disputados na Superterça. O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem em Charleston, na Carolina do Sul, estado que ela governou por dois mandatos. "Chegou a hora de suspender minha campanha. Eu disse querer que os americanos tivessem suas vozes ouvidas. Consegui. Não tenho arrependimentos", afirmou Haley. Ela não declarou apoio a Trump, mas o conclamou a conquistar os quase 30% dos eleitores republicanos que votaram nela nas diversas primárias. O ex-presidente não perdeu tempo e convidou os eleitores de Haley a aderirem a seu movimento, enquanto Biden fez um apelo para que rejeitem o extremismo. Nos bastidores, assessores da ex-governadora reconhecem que ela não atingiu as metas para permanecer na briga, mesmo vencendo em Vermont e tendo um bom desempenho com o eleitorado de maior renda e escolaridade na Virgínia. (CNN)

facebookXwhatsapp

Promoção limitadíssima: faça o curso IA: Modo de Usar e ganhe uma assinatura anual do Meio quase de graça. Por R$290 você assiste o curso e recebe por um ano todas as vantagens do Meio Premium (Edição de Sábado, entrega prioritária, descontos em outros cursos e muito mais). Aproveite! Prove que você tem Inteligência Natural!

facebookXwhatsapp
separador

Viver

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli interrompeu ontem, com um pedido de vista, o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. Ele tem 90 dias para devolver o processo à Corte. O caso foi retomado com o voto de André Mendonça, que seguiu o entendimento de Cristiano Zanin, para manter o porte da cannabis como crime, sendo acompanhado em seguida por Nunes Marques. Até o momento, o placar está em 5 a 3 pela descriminalização do porte, sendo favorável o relator, Gilmar Mendes, assim como Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber (aposentada). Além de Toffoli, faltam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia. (Jota)

facebookXwhatsapp

No que depender do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Robinho deve ser o próximo astro do futebol atrás das grades. A tendência entre os ministros da Corte é homologar a sentença da Justiça italiana que condenou o jogador a nove anos de prisão pelo estupro coletivo de uma albanesa em uma boate de Milão, em 2013. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, o STJ deve atender ao parecer da Procuradoria-Geral da República para que Robinho cumpra a pena num presídio brasileiro. O julgamento no STJ está marcado para o próximo dia 20. (CNN Brasil)

facebookXwhatsapp

O telescópio James Webb detectou a mais antiga galáxia morta já encontrada no Universo. Segundo os cientistas, a produção de estrelas parou há 13,1 bilhões de anos, 700 milhões de anos após o Big Bang. "Nos primeiros 100 milhões de anos de sua história, o Universo era violento e ativo, com bastante gás ao redor para alimentar a formação de estrelas nas galáxias. Isso torna essa descoberta particularmente intrigante e interessante", disse Tobias Looser, astrofísico da Universidade de Cambridge e autor principal do estudo publicado na revista Nature. (Folha)

facebookXwhatsapp

Panelinha no Meio. Comer peixe pelo menos uma vez por semana é a recomendação dos médicos. E isso pode ser feito com sabor e estilo neste salmão no vapor com pimentão chamuscado. O resultado refinado não dá pista de como o preparo é simples.

facebookXwhatsapp
separador

Cultura

Há dois anos, a Rússia invadiu a Ucrânia no que esperava ser uma operação rápida de conquista. Estava errada. Indicado ao Oscar, estreia hoje 20 Dias em Mariupol (trailer), documentário sobre uma equipe de jornalistas sitiada na cidade ucraniana, palco de uma das piores batalhas da invasão. Coproduzido por quatro países, o semidocumentário As 4 Filhas de Olfa (trailer) narra o drama de uma família na Tunísia em contato com o extremismo obscurantista do Estado Islâmico. Igualmente intenso, mas fictício, o luso-brasileiro O Último Animal (trailer) mostra a vida de um rapaz de uma favela carioca que acredita ter um emprego honesto até descobrir que trabalha para o crime organizado. Quer algo mais leve? A comédia romântica Apaixonada (trailer) traz Giovana Antonelli como uma mulher que descobre o amor após os 40. Mas se o seu negócio é besteirol mais, digamos, popular, o certo é ver Os Farofeiros 2 (trailer), com a baixaria invadindo as praias baianas.

Confira a programação completa nas salas da sua cidade. (AdoroCinema)

facebookXwhatsapp

Antes de morrer, em abril de 2014, o colombiano Gabriel García Márquez deu uma ordem expressa à família: deveriam destruir os originais de Em Agosto Nos Vemos, romance inédito ao qual achava faltar qualidade. Como os filhos Gonzalo e Rodrigo decidiram ignorar a vontade do vencedor do Nobel, o livro chegou ontem às livrarias. Em entrevista, Rodrigo explicou que, a princípio, pensaram em seguir a orientação do pai. "Mas quando o lemos (anos depois) nos pareceu que o livro era muito melhor do que recordávamos", conta. Os irmãos também avaliam que a doença do escritor prejudicou sua capacidade de avaliação da obra. Em Agosto Nos Vemos fecha a trilogia de amores maduros contando a história de uma mãe de família que, uma vez por ano (em agosto), se entrega a prazeres proibidos. (Globo)

facebookXwhatsapp

Madonna vai se apresentar na Praia de Copacabana no dia 4 de maio, informa Lauro Jardim, patrocinada pelo Itaú, para quem fez uma campanha publicitária. A expectativa é quebrar o recorde de público da estrela, atualmente em 130 mil pessoas num show em Paris. (Globo)

facebookXwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

A OpenAI, dona do ChatGPT, rebateu as alegações de Elon Musk de que a startup abandonou sua missão original de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade e não para fins lucrativos. Em uma postagem no blog, a empresa afirmou que vai agir para refutar todas as alegações do bilionário, que entrou na semana passada com uma ação judicial contra a startup cofundada por ele. Segundo a OpenAI, Musk disse que a startup deveria "se anexar à Tesla como sua vaca leiteira". O bilionário queria participação majoritária, controle inicial do conselho e ser presidente executivo da OpenAI, disse a empresa. (Forbes)

facebookXwhatsapp

E a guerra entre Apple e Epic Games continua. A big tech encerrou a conta de desenvolvedor da dona do Fortnite, que permitiria à Epic Games levar seus jogos de volta aos iPhones e iPads na União Europeia por meio da Lei dos Mercados Digitais (DMA). A empresa da maçã teria dito que a desenvolvedora é "uma ameaça ao seu ecossistema" por não ter apoiado suas sugestões para a DMA. "Eles estão minando nossa capacidade de ser um concorrente viável e estão mostrando a outros desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com a Apple ou critica suas práticas injustas", escreveu a Epic em seu blog. A Apple disse que optou por exercer o direito que ganhou na Justiça de rescindir qualquer ou todas as subsidiárias da Epic Games a seu exclusivo critério. (TechCrunch)

Já a Meta ofereceu mais detalhes sobre como vai tornar WhatsApp e Messenger interoperáveis com outros aplicativos de mensagens, conforme exigido pela DMA. A companhia informou ontem que pedirá a terceiros que utilizem o protocolo Signal, o mais seguro com criptografia ponta a ponta, ainda que possa abrir exceções futuramente. Os provedores terceirizados deverão assinar um acordo com a Meta antes da implementação do serviço. (TechCrunch)

facebookXwhatsapp

O Meio é o veículo certo para quem precisa falar com quem tem poder de decisão. São mais de 15 mil assinantes que ocupam cargos de direção em empresas. Além disso, 67% dos nossos leitores aprovam o jeito Meio de fazer propaganda, com notas e editorias patrocinadas que trazem benefícios para os leitores. Anuncie no Meio e fale com quem importa. Solicite nosso Media Kit para saber mais.

facebookXwhatsapp
separador
Ainda não é assinante do Meio? Faça sua inscrição no nosso site.
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
facebook twitter instagram youtube linkedin kwai
Quem faz o Meio.   Anuncie
© 2016-2024 Canal Meio S.A.
Estamos enviando este email porque você assinou a newsletter diária do meio.
Se preferir não receber estes emails, clique aqui para cancelar sua assinatura de emails

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.

Panicat Babi Rossi nua na Edição Especial da Plyboy 2013 - 10 anos do Pânico