Calamidade no Sul

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
3 de maio de 2024

convide amigos

Prezadas leitoras, caros leitores —

Neste sábado temos estreia cá no Meio. O ensaio de capa é assinado por Guilherme Werneck, novo editor executivo de conteúdo premium. Gui — a gente o chama assim — tem uma carreira longa no jornalismo. Cuidou de produto e desenvolvimento no digital do Estadão, foi diretor de redação da Trip, tocou estratégia digital na MTV e na Abril, além de ter sido publisher da Bravo.

Sua antecessora, Flávia Tavares, segue por aqui. Agora, alçada a editora-chefe.

Pois o Guilherme estreia escrevendo sobre algo que conhece particularmente bem. O encontro da indústria cultural com o digital e como ele impacta nossos hábitos. Ou, dito de outra forma, Madonna. A inacreditável longevidade de Madonna, que fará show gratuito em Copacabana. Como pode a rainha do pop conservar sua coroa em um gênero musical que é efêmero por natureza? Como consegue ser ainda um ícone do pop aos 65 anos?

É o segredo dessa longevidade que investigamos. Madonna segue relevante porque sempre soube dialogar com seu tempo. Partindo da estética dos clubes da cena gay de Nova York dos anos 1980, vendeu diversão, transgressão, sensualidade e, sobretudo, liberdade. Ao se reinventar constantemente, soube como ninguém se movimentar na escorregadia indústria da música nesses 40 anos, mesmo depois de ela derreter e se transformar radicalmente com a internet.

Em um outro palco, o fiasco de Lula no Dia do Trabalho expôs os desafios que o governo, o presidente, os sindicatos e a esquerda precisam enfrentar diante da habilidade da extrema direita em dominar as novas formas de comunicação. E falamos da frustração diante dos dispositivos de inteligência artificial, como o Rabbit R1, que ainda não entregam o que prometem.

Além das notícias do dia, quer poder ler nossas reportagens e artigos? Então seja um assinante premium para receber a Edição de Sábado e o Meio Político, nos ajudando a fazer jornalismo de qualidade.

— Os editores.

facebookCompartilhe
twitterTweet
whatsapp Compartilhe

Calamidade no Sul

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira já deixaram, até a noite de ontem, 32 mortos, 60 desaparecidos e 36 feridos. De acordo com a Defesa Civil, 14,8 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, sendo 4.645 desabrigadas e 10.242 desalojadas. O desastre afeta 71,3 mil moradores de 154 municípios. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou com uma comitiva ao estado, reunindo-se com o governador, Eduardo Leite (PSDB), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e outras lideranças locais. E o governo federal reconheceu estado de calamidade pública, permitindo ao governador gaúcho solicitar recursos federais para ações como assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social também vai antecipar o saque do Bolsa Família para beneficiários do programa que vivem nas regiões atingidas pelas enchentes. (g1)

A catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima. Entenda. (g1)

A força das águas provocou o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, em Cotiporã, na Serra Gaúcha, levando a população de Bento Gonçalves a deixar suas casas. Segundo o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, o acidente gerou uma onda de dois metros de altura na região. Outras 13 barragens estão em estado de alerta e monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura. Os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado foram orientados a deixar áreas de risco e procurar locais seguros. No sul de Porto Alegre, o lago Guaíba atingiu a cota de 3 metros e extravasou no Cais de Mauá. (CNN Brasil)

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostraram que, em apenas 48 horas, cidades gaúchas registraram um volume de chuvas três vezes maior que a média histórica para todo o mês de maio. O maior volume de precipitação ocorreu em Fontoura Xavier, onde choveu 500,6 milímetros entre 12h de terça-feira e 12h de ontem. (UOL)

Devido aos desastres no estado, os ministros da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da Casa Civil, Rui Costa, reuniram-se para discutir um possível adiamento do Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos concursos", já que há mais de 80 mil inscritos no Rio Grande do Sul. Mas acabaram optando por manter as provas neste domingo, como previsto no edital. (Poder360)

facebookXwhatsapp

Ao assinar o Meio migrando para a assinatura premium, você recebe muito conteúdo de qualidade, sua newsletter chega mais cedo, ganha descontos em produtos e cursos, além de outras vantagens. Você pode assinar com cartão, PayPal ou por PIX. Nunca foi tão fácil apoiar o Meio.

facebookXwhatsapp
separador

Política

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu ontem o julgamento de uma série de ações questionando o papel do Ministério Público (MP) em investigações criminais. Os ministros validaram o poder de investigação do órgão, mas estabeleceram limites, como a equiparação dos prazos com os de inquéritos policiais e a determinação de que a prorrogação de investigações depende de autorização judicial. Para o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, a decisão preservou a autonomia do MP, mas garantiu o controle judicial de suas atividades. "Acho que essa decisão, somada à do juiz de garantias, arruma bastante esse tema da investigação pelo MP, mantendo a autonomia da instituição e sua autoridade própria, porém, preservando o controle judicial", disse. Entre outros pontos, a tese define que, quando abrir ou encerrar um procedimento investigatório criminal, o MP deve comunicar imediatamente ao juiz competente. Além disso, um juiz terá de autorizar as prorrogações, "sendo vedadas renovações desproporcionais ou imotivadas". (Globo)

facebookXwhatsapp

O canal oficial do presidente Lula excluiu ontem o vídeo em que o petista pede votos para Guilherme Boulos, deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, em evento pelo Dia do Trabalho. A remoção ocorreu depois de o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinar ao YouTube que excluísse a gravação em até 48 horas. Na tarde de ontem, a gravação já havia sido retirada do CanalGov no YouTube. O pedido de remoção foi apresentado pelo Partido Novo. O MDB também acionou a Justiça Eleitoral e avalia entrar com uma ação de investigação por abuso de poder político e econômico, podendo resultar na cassação de registro de Boulos e na inelegibilidade de Lula. (CNN Brasil)

Fabiano Lana: "A punição máxima para o tipo de delito cometido por Lula no dia 1º de maio é relativamente leve, alguns milhares de reais que não devem fazer enorme diferença ao seu bolso. Também seria exemplar que fossem devolvidos aos cofres públicos os valores utilizados indevidamente no evento flopado de público. Se nada ocorrer, ou mesmo se as punições forem leves, bolsonaristas terão argumentos para provarem sua versão dos fatos, em que acreditam fazer o papel de perseguidos do sistema". (Estadão)

Igor Gielow: "O fracasso de público do evento do 1º de Maio com Lula em São Paulo explicitou mais uma vez a crescente desconexão do presidente e as ruas, no sentido de expressão popular espontânea de apoio. Uma coisa resta certa: a esquerda ainda não encontrou uma forma de transfigurar o apoio popular que Lula tem em boas fotografias, por assim dizer. Se apenas povo na rua derruba governo, como já disse o ex-presidente Michel Temer (MDB), a falta dele não significa necessariamente fracasso presumido nas urnas. Isso dito, o fiasco do 1º de Maio deve servir de alerta à esquerda que busca uma boa foto para 2026". (Folha)

facebookXwhatsapp

Já estava assim quando eu cheguei

Tony de Marco

facebookXwhatsapp

A cúpula do Exército já deu sinal verde para a volta da Comissão de Mortos e Desaparecidos e a retomada das investigações interrompidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conta Monica Gugliano. O governo Lula, no entanto, afirma que não instala a Comissão, criada por lei em 1995, para evitar atritos com os militares. Fontes dizem que a Casa Civil estaria entre os opositores à instalação da Comissão, que recebeu um parecer favorável do Ministério da Justiça e Segurança Pública à retomada dos trabalhos. Há poucos dias, a pasta deu parecer favorável para a reinstalação da Comissão, cumprindo a promessa feita pelo presidente Lula antes da posse. A tentativa de golpe de 8 de janeiro e os processos judiciais envolvendo militares que tramitam na Polícia Federal e no Supremo Tribunal Federal acabaram por postergar a instalação por causa do clima tenso com os militares. (Estadão)

facebookXwhatsapp

Embora a Constituição estabeleça o princípio da publicidade na administração pública, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o sigilo para voos em aviões da FAB realizados por altas autoridades. Entre os beneficiados estão o vice-presidente da República, os presidentes do Senado e da Câmara, os ministros do STF e o procurador-geral da República. O argumento é que a divulgação dessas informações poderia prejudicar a segurança dessas autoridades, sem, contudo, explicar como esse risco aconteceria com a revelação sendo feita após os voos. (Folha)

facebookXwhatsapp

A polícia invadiu na madrugada de ontem o campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles para remover à força um acampamento de estudantes que protestam contra o apoio dos EUA à invasão da Faixa de Gaza por Israel. Segundo testemunhas, os policiais dispararam balas de borracha contra manifestantes. O acampamento acabou sendo desmantelado ontem e 200 pessoas foram presas. Também houve choque entre manifestantes e policiais na Universidade de Portland. (CNN)

facebookXwhatsapp

Para ler com calma. Atormentado pela impopularidade interna e pelas más relações com a Alemanha, o presidente francês, Emmanuel Macron alerta, em entrevista a The Economist, que a Europa enfrenta um perigo iminente e tudo pode "desmoronar muito rapidamente". A invasão da Ucrânia é o que está por trás de seu temor: se a Rússia vencer, a segurança europeia ficará em ruínas. E é por isso que ele se recusa a recuar em relação à declaração que fez em fevereiro de que a Europa não deveria excluir a possibilidade de enviar tropas à Ucrânia, o que suscitou horror e fúria em alguns dos seus aliados. "Temos sido, sem dúvida, muito hesitantes ao definir os limites da nossa ação frente a alguém que já não tem limites e que é o agressor." (The Economist)

facebookXwhatsapp
separador

Cultura

Uma suíte sinfônica inédita de Tom Jobim acaba de ser redescoberta, após mais de 60 anos engavetada pela coreógrafa Dalal Achcar. Intitulada Água de Meninos, a partitura havia sido encomendada ao maestro, que costumava usar o piano do estúdio de dança da coreógrafa quando saía inspirado do bar ao lado com Vinicius de Moraes. "Ficavam horas batucando o piano e compondo letras e músicas. Foi um período muito rico de criações musicais. Ele compôs o ballet a meu pedido", lembra. Um dia, Vinicius ligou e pediu a ela uma das músicas da partitura para fechar um disco que estava gravando com Tom, sendo atendido de imediato. A composição foi mostrada ao diretor do Instituto Antonio Carlos Jobim, Aluisio Didier, que confirmou o ineditismo da obra. O sonho de Dalal Achcar é produzir um balé com a trilha de Tomzinho, como se refere ao amigo e maestro. (Estadão)

facebookXwhatsapp

Após três meses de disputa comercial, a Universal Music e o TikTok chegaram a um acordo que permitirá a volta à plataforma chinesa dos artistas do maior grupo de entretenimento do planeta. A lista inclui pesos pesados como Taylor Swift, Drake, Adele e Billie Eilish. Em janeiro, a Universal rejeitou os termos de um acordo proposto pela ByteDance, dona do TikTok, para o pagamento de direitos sobre músicas de seus artistas na plataforma e no serviço TikTok Music. A empresa exigia "uma compensação adequada" para seus contratados e medidas de proteção contra uso de inteligência artificial. Entre outros compromissos, o TikTok promete remover músicas criadas por IA sem consentimento. (AP)

facebookXwhatsapp

Na noite de abertura da 77ª edição do Festival de Cannes, Meryl Streep vai receber a Palma de Ouro honorária. A homenagem marca o retorno da atriz ao evento desde 1989, quando estrelou Um Grito no Escuro, de Fred Schepisi, recebendo o prêmio de melhor atriz. Em comunicado conjunto, os diretores de Cannes disseram que "Meryl Streep faz parte de nossa imaginação coletiva, de nosso amor compartilhado pelo cinema". O Festival de Cannes acontecerá entre os próximos dias 14 e 25. (Variety)

facebookXwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

O Conselho de Supervisão da Meta, órgão independente que reúne acadêmicos, advogados e especialistas para fiscalizar as atividades da big tech, publicou um relatório ontem elencando diretrizes contra desinformação e incitação à violência no contexto eleitoral. Entre as sugestões estão o investimento e a moderação de conteúdo e o estabelecimento de padrões mínimos eleitorais em todos os países. "É imperativo que as empresas de mídias sociais tenham conhecimento suficiente do idioma e do contexto locais para orientar suas políticas eleitorais globais e práticas", afirma o documento. O relatório citou um caso ocorrido no Brasil, no qual o órgão considerou que a Meta errou ao não remover um vídeo incitando os atos golpistas do 8 de Janeiro. (Folha)

facebookXwhatsapp

A Apple anunciou ontem que vai isentar desenvolvedores de aplicativos gratuitos de sua Taxa de Tecnologia Principal (CTF, em inglês), introduzida na União Europeia para se adequar à Lei dos Mercados Digitais. Para ficar livre da cobrança de 50 centavos de euro por instalação anual após 1 milhão de downloads, os programadores não podem ter qualquer tipo de receita. Pequenos desenvolvedores, com menos de 10 milhões de euros em receita anual global, terão três anos gratuitos para criar apps inovadores e expandir seus negócios. (The Verge)

facebookXwhatsapp

Depois de anunciar um investimento bilionário na Indonésia, a Microsoft revelou que vai investir US$ 2,2 bilhões na Malásia nos próximos quatro anos. O objetivo é expandir seus serviços de inteligência artificial. O investimento vai criar quase 200 mil empregos na região. Em visita a Kuala Lumpur, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o projeto vai expandir a infraestrutura da Microsoft na região e fazer com que a IA chegue a ainda mais clientes na Ásia. (Reuters)

facebookXwhatsapp

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai discutem o livro The Anxious Generation (A Geração Ansiosa), de Jonathan Haidt, psicólogo e professor que argumenta que as tecnologias digitais, principalmente o uso desenfreado do celular, estão criando uma epidemia de problemas mentais em meninos e meninas. Assista! (YouTube)

facebookXwhatsapp

Esta é a capa da nossa Edição de Sábado, exclusiva para os assinantes premium. Assine hoje, leia amanhã cedinho, depois bora para Copa (ou para a sala) ver o show.

facebookXwhatsapp
separador
Ainda não é assinante do Meio? Faça sua inscrição no nosso site.
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
facebook twitter instagram youtube linkedin kwai
Quem faz o Meio.   Anuncie
© 2016-2024 Canal Meio S.A.
Estamos enviando este email porque você assinou a newsletter diária do meio.
Se preferir não receber estes emails, clique aqui para cancelar sua assinatura de emails

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Carolina Ferraz nua na Playboy de Agosto

Fotos boa forma, Fernanda Maia, gandula do Botafogo vira celebridade.

Panicat Babi Rossi nua na Edição Especial da Plyboy 2013 - 10 anos do Pânico